Programa Talento Tech

Publicado em: 06/05/2024 17:56 | Fonte/Agência: UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

Afinal, que programa é esse?

Conheça o Talento Tech, uma iniciativa do Governo do Paraná para capacitar estudantes na área de tecnologia, com foco no desenvolvimento regional de cidades paranaenses com baixo IDH.Em parceria com o Governo e com empresas, as universidades estaduais oferecem formação nas diferentes áreas da tecnologia da informação, promovendo a inserção no mercado de trabalho por meio de contratos que garantem empregos nas empresas madrinhas, de pelo menos 50% dos alunos. Dessa forma, o programa contribui com a agenda ESG, trazendo inúmeros benefícios para todos os players envolvidos.

Objetivos do Projeto

O objetivo é capacitar três mil estudantes do ensino médio e do ensino superior da rede pública dos cinquenta municípios com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), nos próximos três anos, em parceria com empresas de tecnologia que se comprometam com a contratação de pelo menos 50% dos alunos formados, preferencialmente no mesmo município de origem dos estudantes.
O projeto pretende promover o desenvolvimento regional por meio da retenção de talentos nas regiões contempladas, pelo aumento da qualidade das oportunidades de emprego e empreendedorismo; melhores ofertas de profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), em quantidade e em formação curricular, de forma a atender a demanda de um setor estratégico para o país, como também reforçar a parceria governo-academia-empresas, todos alinhados para contribuir com o fortalecimento do empreendedorismo e da inovação em nosso Estado.

Justificativas

O projeto Talento Tech-Paraná é de interesse tanto público quanto privado. O governo do Estado e os municípios envolvidos, em parceria com as Instituições de Ensino Superior (IES), irão fomentar e colaborar para a formação de capital humano e para a criação de oportunidades de emprego, contribuindo significativamente para o desenvolvimento local e regional. A iniciativa visa estabelecer um ambiente propício para o estabelecimento e atração de empresas de base tecnológica em diversas regiões do Paraná. As empresas de tecnologia parceiras, por sua vez, se beneficiarão ao terem acesso a uma mão de obra jovem e qualificada, preparada para atender às diversas demandas do setor de Tecnologia. Essa sinergia entre o setor público e privado reflete uma abordagem estratégica para impulsionar o crescimento econômico, a empregabilidade e promover a inovação nas diversas regiões do estado.

Fonte:https://ead.uepg.br/site/talento_tech