Segunda à sexta, das 8h às 11h30m - das 13h às 17h30m

História

Tunas teve seu território movimentado desde cedo. Inúmeras expedições exploradoras dos séculos XVII e XVIII cortaram esta área, sem que, no entanto, deixasse sinais de efetivo povoamento. Mas, permitiu que sua história tivesse similaridade com a de Bocaiuva do Sul, antigo Arraial Queimado, um dos mais antigos municípios do Estado do Paraná. A sede municipal de Tunas serviu de base para o acampamento do 5° Batalhão de Sapadores, entre os anos de 1930 e 1935, este ponto foi escolhido devido a sua posição estratégica. Nesta época iniciou-se a construção da BR-476, que foi projetada e implantada pelo 5° BT de Engenharia da CER-1-M.Exército.

Nesta época o povoado chamava-se Pedra Preta, devido ao afloramento da pedra conhecida comercialmente por Granito Tunas. Estudos geológicos identificam esta pedra como sienito, uma rocha vulcânica, extrusiva escura, de textura homogênea e fina, menos fraturada do que o granito. Tal formação rochosa incide na região norte do município de Tunas.

Pelo Decreto-Lei Estadual n° 199, de 30 de dezembro de 1943, assinado pelo Interventor Federal Manoel Ribas, foi criado o Distrito Administrativo de Pedra Preta, com território pertencente ao município de Bocaiuva do Sul.

Em torno do ano de 1960, a localidade de Pedra Preta já conhecia a denominação de Tunas, e com este nome foi elevado à categoria de município emancipado, em 30 de abril de 1990, através da Lei Estadual n° 9.236, sancionada pelo governador Álvaro Fernandes Dias. O território foi desmembrado do município de Bocaiuva do Sul, e a Lei Estadual n° 10.230, de 28 de dezembro de 1992, alterou a denominação para Tunas do Paraná. A instalação oficial deu-se em 1 de janeiro de 1993.